O "Quem Somos Nós?” é um programa que nasceu em 2013, na Casa do Saber de São Paulo, em parceria com a Rádio Eldorado FM. A ideia de cada série é ouvir diferentes pontos de vista sobre qualquer tema relevante a tudo que é humano: ciência, filosofia, história, economia, religião, política - inclusive nossa relação com o que não é humano. E você tira suas próprias conclusões.

O bate-papo (atenção: não é aula, não é entrevista) é sempre entre um especialista e Celso Loducca, publicitário e um dos fundadores da Casa do Saber, que tenta fazer o papel de quem está assistindo. O objetivo é falar com o máximo de profundidade sobre assuntos importantes. Sempre com rigor, mas também com leveza, bom humor e prazer.

Toda segunda-feira, às 20h, no 107,3FM, e às 21h, aqui no site, com a íntegra da edição da semana. No YouTube, aos sábados, a programação é de um vídeo novo a cada duas semanas, intercalada com áudios dos programas mais antigos, desde o início do “Quem Somos Nós?”

Contra-História da Filosofia por Daniel Puglia
13 de novembro de 2017
Contra-História da Filosofia
Finalizando a série ‘Contra-História da Filosofia’, o tema da vez é o poeta, escritor e filósofo Henry Thoreau, numa conversa muito instigante com o professor Daniel Puglia.
Contra-História da Filosofia por Juliano Pessanha
6 de novembro de 2017
Contra-História da Filosofia
Mais uma da nossa série 'Contra-Historia da Filosofia', dessa vez o papo é com o escritor e doutor em filosofia Juliano Pessanha, sobre o filósofo romeno Cioran.
Contra-História da Filosofia por Luiz Eva
30 de outubro de 2017
Contra-História da Filosofia
Continuando a nossa série 'Contra-História da Filosofia', nossa conversa é com o professor universitário de filosofia Luiz Eva, especialista sobre o filósofo e humanista francês Michel de Montaigne.
Contra-História da Filosofia por Rachel Gazolla
23 de outubro de 2017
Contra-História da Filosofia
No início da nossa série ‘Contra-História da Filosofia’, esse papo com a mestre e doutora em filosofia Rachel Gazolla, fala sobre Platão, Demócrito, os cosmos e o estudo da filosofia no geral.
Como Viemos Parar Aqui Neste Buraco por Gustavo Franco
16 de outubro de 2017
Como Viemos Parar Aqui Neste Buraco
O papo é com o economista Gustavo Franco, que analisa: “Hoje existem dois tipos de capitalismos: o pró-mercado, que seria o capitalismo concorrencial, e o pró-negócio, onde as empresas e o estado se mesclam e criam uma simbiose exótica entre o público e o privado em espaços segmentados da área pública. E isso é um problema do nosso tempo!” Ouça o programa na íntegra.
Como Viemos Parar Aqui Neste Buraco por Luiz Gonzaga Belluzzo
10 de outubro de 2017
Como Viemos Parar Aqui Neste Buraco
Hoje começamos a série ‘Como viemos parar aqui neste buraco’ e conversamos com o economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo, que faz uma análise histórica para entender o cenário econômico brasileiro atual.
Realidade X Fantasia por Katia Canton
2 de outubro de 2017
Realidade x Fantasia
Já parou pra pensar que a maioria dos contos de fadas são histórias reais consideradas fugas das realidades de seus contadores? A nossa conversa hoje é com a jornalista, educadora e crítica de arte Katia Canton, que estuda os contos de fadas e os relaciona ao comportamento humano.
Realidade X Fantasia por Mario Eduardo Costa Pereira
25 de setembro de 2017
Realidade x Fantasia
O papo hoje com o psicanalista, psiquiatra e professor titular de Psicopatologia Clínica, Mario Eduardo Costa Pereira, é exatamente sobre o que é a realidade e como lidamos com ela.
Realidade X Fantasia por Lilian Wurzba
18 de setembro de 2017
Realidade x Fantasia
Lilian Wurzba, psicóloga especialista em psicologia analítica, mestre e doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, debate a dicotomia entre a realidade e fantasia no primeiro programa da nova série.
Novo Feminismo por Lurdez da Luz
11 de setembro de 2017
Novo Feminismo
A rapper Lurdez da Luz finaliza a série “Novo Feminismo” soltando o verbo sobre as mulheres no rap, um gênero predominantemente masculino.
Novo Feminismo por Jaqueline Conceição
4 de setembro de 2017
Novo Feminismo
Jaqueline Conceição é pedagoga e mestra em educação pela PUC-SP e pesquisadora da teoria crítica da sociedade e questão racial, e debate sobre o racismo nas mulheres negras, dando sequência a série “Novo Feminismo”.
Novo Feminismo por Margareth Rago
28 de agosto de 2017
Novo Feminismo
A historiadora do feminismo no Brasil, Margareth Rago, inicia essa nova série debatendo a situação dos direitos das mulheres, desde o proletariado feminino e a prostituição do começo do século passado, passando pela luta contra a Ditadura Militar, até os dias de hoje, quando se tornou um movimento de massa e com participação de muitas jovens.
Tecnologia por Osvaldo Pessoa
21 de agosto de 2017
Século XX
“No momento em que a gente começar a entender QUEM SOMOS NÓS em termos neurocientíficos, talvez comecemos a perder o medo da morte”. Bate-papo sobre as descobertas da tecnologia deste e do século passado, com Osvaldo Pessoa, doutor em Filosofia da Ciência, encerrando a série.
Sociedade por Maria Aparecida de Aquino
14 de agosto de 2017
Século XX
A doutora em história social e professora de história da USP, Maria Aparecida de Aquino, dá uma pincelada em como se formou nossa sociedade, a partir dos acontecimentos do Século XX.
Arte por Martin Grossmann
7 de agosto de 2017
Século XX
No Século XX, a arte passou a questionar o lugar das coisas, e que ela não precisa acontecer só em museus, se tornando uma ferramenta de liberdade de expressão, contestando as estruturas e o sistema. Culpa de Duchamp e seu mictório, segundo Martin Grossmann...
Pré-39 por Christian Lohbauer
31 de julho de 2017
Século XX
Segundo Christian Lohbauer, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, as duas coisas que trazemos de aprendizado do Século XX são: "a democracia como modelo de sistema político internacional, e a economia de mercado como sistema econômico”. Mas, a partir daí tem um monte de “senões”, como explica no papo com Celso.
Pré-39 por Felipe Loureiro
24 de julho de 2017
Século XX
Felipe Loureiro, Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo, bate um papo com Celso sobre o início do Século XX e o período entre as Guerras Mundiais, destacando como a situação política e econômica mundial que levou ao conflito, em muitos aspectos, se assemelha aos dias de hoje.
Esperança por Robert Paris
17 de julho de 2017
Esperança
Bate-papo sobre o importantíssimo de Robert Paris, do Centro de Valorização à Vida (CVV), ajudando na prevenção do suicídio, tentando sempre descobrir o que as pessoas têm de melhor para que voltem a enxergar a realidade e saiam daquela névoa que as encobre.
Esperança por Marcos de Moraes
10 de julho de 2017
Esperança
Marcos de Moraes é um guarda civil metropolitano que espalha solidariedade, amor e confiança para moradores de rua do centro de São Paulo, fazendo uma ponte entre as família, para tentar reintegrá-lo a sociedade e retomar sua dignidade. Personagem singular do episódio da série Esperança que bate um papo com o Celso.
Esperança por Bete Villalobos e Amaury Monaco
3 de julho de 2017
Esperança
Esperança, para Amaury Monaco e Bete Villalobos, presidente e vice da Make-A-Wish Brasil, é interpretar o sonho de uma criança e dar a ele um significado, transformando a dor individual em alegria, um motivo para se sentir vivo.

Pin It on Pinterest

Share This