Série: Narrativas

Narrativas com Silvia Gomez

12 de novembro de 2018 |
Narrativas,
Silvia Gomez

Warning: file_get_contents(http://soundcloud.com/oembed?format=js&url=https://soundcloud.com/quemsomosnos/narrativas-por-silvia-gomez/s-nCLBI &iframe=true): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad request in /home/storage/8/3b/33/novositeqsn/public_html/wp-content/themes/start/template-parts/content-arquivos.php on line 48
Leitora desde criança – graças ao pai, o primeiro a promover sua convivência com os livros –, Silva Gomez se formou em jornalismo, mas sempre teve o teatro no radar. Na escola de artes dramáticas, começou como atriz, mas não demorou a perceber que sua maior contribuição seria escrevendo, unindo duas paixões: a palavra e a cena. Sua estreia aconteceu em 2008 com a peça O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade. Em 2015, recebeu da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) o prêmio de melhor texto por Mantenha Fora do Alcance do Bebê. No último episódio da série Narrativas, Silvia fala do legado de grandes autores – Tchekhov e Shakespeare, entre eles – e conta como se dá seu processo de criação.

Narrativas com Silvio Anaz

5 de novembro de 2018 |
Narrativas,
Silvio Anaz
Com uma formação que mistura a experiência prática em produção cultural e os estudos acadêmicos sobre processos audiovisuais, o professor Silvio Anaz conta o que está por trás do fascínio exercido hoje pelas séries de televisão, aborda os ciclos de sucesso do cinema – sem previsões, mas explica como os temas de interesse do público muda de tempos em tempos – e contrapõe a realidade e a imaginação – que, segundo ele, têm o papel de “dar equilíbrio biológico, psíquico e social para o ser humano”.

Narrativas com Lucrécia Zappi

29 de outubro de 2018 |
Narrativas,
Lucrécia Zappi
Até estrear como escritora – em 2009, com o livro Mil-Folhas (Cosac Naify, 2009) –, Lucrécia Zappi exercia a palavra escrita no jornalismo. Antes disso, no entanto, cursou artes plásticas, flertou com a arquitetura e estudou “um pouquinho de filosofia”. O resultado dessa formação com um pé nas palavras e outro nas imagens? “Meu texto é bastante imagético”, diz a autora de Onça Preta (Benvirá, 2013) e Acre (Todavia, 2017), durante a conversa para o segundo episódio da série “Narrativas”.

Narrativas com Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani

22 de outubro de 2018 |
Narrativas,
Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani
Primeiro convidado da série Narrativas, o casal Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani contam como é viver de contar histórias e se aventuram a investigar por que a ficção nos emociona tanto. Ela assinou o roteiro de 2 Filhos de Francisco (2005, direção de Breno Silveira); ele é responsável pela fantástica trama de Cidade De Deus (2002, dirigido por Fernando Meirelles). Ou seja, um papo imperdível.

Pin It on Pinterest